Empresas de ônibus de Blumenau iniciam rescisões de trabalhadores

Empresa Viação Piracicabana vai assumir transporte a partir de segunda (1º)  (Foto: Osvaldo Sagaz/RBS TV)

As empresas que formavam o Consórcio Siga, que teve o contrato rompido com a prefeitura, iniciaram as rescisões com os trabalhadores. O objetivo é que essa mão de obra seja usada na Viação Piracicabana, que vai começar o serviço de transporte emergencial a partir de segunda-feira (1º), como mostrou o RBS Notícias.
Rodovel e Verde Vale já começaram a demitir os funcionários. Já a Nossa Senhora da Glória inicialmente esperava reverter o rompimento do contrato do consórcio na Justiça.
Porém, no fim da tarde desta quarta-feira (27), a empresa voltou atrás e disse que vai reincidir o contrato dos trabalhadores a partir de sexta (29).
"Nós estamos orientando todos os trabalhadores da empresa que assim desejarem que procurem o setor de recursos humanos", informou o advogado do Consórcio Siga, Antonio Carlos Marchiori.
O presidente do Sindicato dos Empregados nas Empresas Permissionárias no Transporte Coletivo Urbano (Sindetranscol), Ari Germer, disse que não foi informado sobre a decisão da empresa Glória de demitir os funcionários.
Assembleias e ação coletiva
Nesta quarta, com a autorização do Ministério Público do Trabalho, o presidente do sindicato foi até a sede da Nossa Senhora da Glória pegar as carteiras de trabalho que ainda estavam na empresa.
Sem esperança de um acordo, o sindicato chamou os trabalhadores para duas assembleias na tarde desta quarta e propôs uma rescisão indireta, quando o empregado pede o fim do contrato por causa de alguma irregularidade cometida pelos patrões.
Todos eles disseram sim à proposta. A ideia agora é entrar com uma ação coletiva na Justiça contra a empresa .
A Glória tem cerca de 950 colaboradores. Sem eles, a Viação Piracicabana vai ter dificuldade para operar o serviço na cidade. "A gente quer trabalhar, mas, para isso, tem que organizar o documento. Sem documento, ninguém vai", afirmou o motorista Vilmar dos Santos.
Como o presidente do Sindetranscol não foi informado da resolução da empresa Glória de demitir os funcionários, por enquanto está mantida a decisão de entrar com uma ação coletiva dos funcionários.
Transporte alternativo até segunda
Começaram a circular em Blumenau vans, micro-ônibus e ônibus autorizados para fazer o transporte alternativo na cidade. Os veículos irão operar entre 6h e 20h e a tarifa máxima é de R$ 4. Confira as rotas aqui.
Fonte: G1
Compartilhar no Google Plus

Sobre bus brasil

Toda publicação possui fonte no final da postagem
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial