O atraso nas obras do BRT levou a MobiBrasil, consórcio que opera no Corredor Leste Oeste, a destinar um quarto dos veículos adquiridos para o Sistema Via Livre em duas linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI). Vinte e três carros da MobiBrasil, que estavam ociosos, circulam desde dezembro do ano passado fora dos corredores de BRT, sendo oito ônibus operando na linha perimetral 060 TI Tancredo Neves/TI Macaxeira e 15 veículos introduzidos na frota da linha inter-terminal 2490 Camaragibe/Macaxeira.
A medida foi uma maneira que a MobiBrasil encontrou para dar uso aos carros que estavam ociosos e substituir uma parte da frota antiga. Atualmente 25 veículos destinados ao Corredor Leste Oeste e 23 adquiridos para o Corredor Norte Sul permanecem parados nas garagens, desde 2013. O sistema BRT deveria ter sido entregue pelo governo do estado em maio de 2014.
O Corredor Leste Oeste é o mais complicado. Dos 100 ônibus adquiridos para esse trecho, apenas 45 estão circulando no Via Livre. Já no Corredor Norte Sul, foram comprados 88 ônibus articulado especial e 65 estão operando entre Igarassu e o Centro do Recife.
A MobiBrasil informou que, por enquanto, não há expectativa de inserir os outros veículos ociosos no Sistema Estrutural Integrado (SEI), mas adiantou que existe possibilidade. “A escolha por essas linhas se deu a partir da avaliação de seus percursos, que permitem ônibus do porte do BRT”, justificou o consórcio. A MobiBrasil e a Conorte não souberam informar o prejuízo causado pela subutilização do Sistema Via Livre.
Os usuários que circulam nas linhas Tancredo Neves/Macaxeira e Camaragibe/Macaxeira aprovaram a troca dos ônibus comuns pelos articulados especiais. O único inconveniente citado por alguns passageiros é que o acesso a esses veículos é feito exclusivamente através do Cartão VEM, já que o interior dos ônibus articulados não é estruturado para a função do cobrador. Nesse caso, o usuário precisa adquirir o VEM Comum antes de subir no ônibus.
“Na linha 2490 (Camaragibe/Macaxeira), foi colocado vendedor de bilhete eletrônico VEM em cada parada do percurso. A linha 060 (Tancredo Neves/Macaxeira) está com promotores de venda dentro dos ônibus vendendo cartões VEM Comum. Dentro do TI Tancredo Neves também há possibilidade de compra, assim como no TI da Macaxeira”, afirmou a MobiBrasil. Segundo o consórcio, também foi realizada uma campanha durante um mês, avisando da restrição de acesso, e informando sobre os pontos fixos de venda do cartão VEM.
Demissões
A preocupação do Sindicato dos Rodoviários, no entanto, é que o modelo BRT nas linhas convencionais pode por fim à função de cobrador, uma vez que o veículo é concebido para receber apenas o cartão VEM. “Desde dezembro já foram demitidos cerca de 50 cobradores”, revelou o secretário-geral do Sindicato dos Rodoviários, Josival Costa. A MobiBrasil informou que os cobradores estão sendo reintegrados a outras atividades.
Fonte: Diário de Pernambuco ?
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