BHTrans lança aplicativo que indica previsão de chegada de linhas ônibus

                         BHTrans lança aplicativo com informações sobre linhas de ônibus (Foto: Raquel Freitas/G1)
A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) lançou, nesta quarta-feira (9), um aplicativo que indica a previsão de chegada de linhas de ônibus. Disponível paraAndroid e iOS, o Siu Mobile já pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na App Store.

Após fazer o download, o usuário precisa realizar um breve cadastro, em que são pedidos e-mail e senha. Uma das funcionalidades – “encontrar no mapa” – indica os pontos de ônibus mais próximos, as linhas que atendem cada parada e o tempo para chegada dos próximos veículos.

Para fazer esta previsão, a localização das linhas é levantada por meio de GPS. Essa informação é enviada, via rede de telefonia móvel (GPRS), para um servidor central, responsável pelo processamento e geração dos dados, que, em seguida, são traduzidos em quantidade de minutos para a passagem do próximo veículo.

O usuário pode também “favoritar” pontos de ônibus, que aparecem na opção “minhas paradas”. No aplicativo ainda é possível fazer a pesquisa das linhas e verificar a lista de próximas paradas no seu caminho.
O app conta também com uma funcionalidade especialmente desenvolvida para deficientes visuais. Depois de fazer um cadastrado, esses usuários poderão comunicar o embarque ao motorista do ônibus escolhido, por meio do envio de mensagem ao painel do veículo.

Nesta tarde, o G1 fez o teste com a linha 4032 (Caiçara/Savassi) e o aplicativo funcionou, mostrando corretamente o tempo de espera. Segundo a BHTrans, são cerca de nove mil pontos de georreferenciados e cerca de três mil ônibus transmitindo a localização a cada 30 segundos.

O aplicativo fornecerá as mesmas informações disponíveis nos painéis do SITBus, instalados em 396 abrigos e em 37 estações do Move. Segundo a empresa, Belo Horizonte tem hoje 9,2 mil pontos de ônibus e cerca de 2,3 mil abrigos.

Belo Horizonte aguarda por novos abrigos
Em abril do ano passado, a prefeitura abriu uma licitação para a instalação de novos abrigos de ônibus, sob responsabilidade da iniciativa privada, que, em contrapartida, poderia explorar a publicidade nestes locais. Dois meses depois, o processo foi suspenso por causa de impugnações.

Em outubro de 2014, um novo edital foi anunciado pelo prefeito Marcio Lacerda. Na época, o presidente da BHTrans, Ramon Victor César, informou que o edital previa a implantação de 1,3 mil abrigos em pontos de ônibus da capital, que contariam com painéis de informação, contendo, por exemplo, a previsão do tempo para a chegada dos ônibus.

Ainda em 2014, em dezembro, o processo licitatório foi interrompido em cumprimento de uma liminar da Justiça, após uma ação movida por uma empresa de outdoor.

A licitação até chegou a ser retomada, mas, no último mês de abril, a BHTrans declarou o “processo fracassado, uma vez que todos os licitantes foram inabilitados”. Há cerca de quatro meses, um novo edital foi publicado. Segundo a assessoria da empresa, em 2 de outubro, ocorreu a abertura das propostas, mas ainda não há uma data para a conclusão do processo e para a instalação dos abrigos.
Fonte: G1
Compartilhar no Google Plus

Sobre bus brasil

Toda publicação possui fonte no final da postagem
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial