Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região entram em greve na terça-feira


Motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana se reuniram nesta sexta-feira (27), em assembleia às 9h e 15h, na sede do Sindimoc, e aprovaram por unanimidade indicativo de greve, que dá prazo legal para início de paralisação no transporte coletivo em 72 horas.
A decisão da categoria ocorre após notificação feita pelas empresas de ônibus sobre a decisão de não pagar corretamente aos trabalhadores os salários de dezembro, janeiro e o 13º, além da intenção de demitir dois mil motoristas e cobradores, sem o pagamento de verbas rescisórias.
A paralisação deve começar zero hora de terça-feira (1°/12). Os trabalhadores também aprovaram que o Sindimoc entre com açoes judiciais na esfera da Fazenda Pública visando abrir a planilha do transporte coletivo, incluindo todos os custos de operação por parte das empresas.
O presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (SINDIMOC), relata que a categoria está perplexa e indignada. “Não permitiremos que ilegalidades sejam cometidas contra os trabalhadores. O risco da atividade laboral não pode ser repassada aos funcionários, fazemos nossa parte, que é trabalhar, e exigimos receber o que nos é devido, ou seja, nossos salários e direitos garantidos por Lei”, aponta o presidente.
Segundo a Lei Federal 4.749/65, a primeira parcela do 13º salário deve ser paga até o dia 30 de novembro. Decisões do Tribunal Superior do Trabalho (TST) também dão entendimento da ilegalidade das demissões em massa.
Compartilhar no Google Plus

Sobre bus brasil

Toda publicação possui fonte no final da postagem
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial